Architext #4

Concurso IAB-RJ – Parque Olímpico

Depois do Porto Olímpico, agora é a vez do Parque Olímpico, como todos já devem saber, ontem (dia 03 de maio) abriram as inscrições do concurso Parque Olímpico feito pelo IAB-RJ (Para mais informções clique aqui).  Agora vamos pensar na importância desse concurso…

Na minha opinião esses eventos esportivos podem ser muito lucrativos para a cidade que os recebem. Mas, vale lembrar que sem um planejamento ideal só se joga dinheiro fora investindo em equipamentos que logo após as competições fecham as portas e ficam abandonados, quem mora no rio sabe o resultado das obras do PAN na cidade ne?! A vila do PAN foi um fracasso, até hoje não se sabe ao certo o fim que aqueles prédios vão ter, e alguns equipamentos esportivos já perderam a funcionalidade, o Parque aquático Maria Lenk, por exemplo, era o melhor e mais moderno parque aquático na época e passou a ser inútil para competições após algumas mudanças nas regras das competições, tá, e agora a gente faz o que com ele?! O único que se salvou foi a HSBC Arena, que funciona até hoje abrigando diversos shows e campeonatos esportivos.

Mas, para um bom desempenho da cidade nos jogos é necessário muito mais que alguns projetos de equipamentos esportivos, é preciso um grande planejamento urbano para a cidade, transportes, lazer, moradia, segurança, etc. A prefeitura já começou a executar vários projetos, na área de transporte, finalmente o projeto do Túnel Grota Funda saiu do papel. Com isso novas alternativas aparecem para os moradores da barra, recreio e Zona Oeste. Os BRTs (bus rapid transit) também são ótimas opções vão ligar vários pontos da cidade sem trânsito, pelo menos é a proposta da prefeitura. Outros projetos de revitalizações urbanas também estão sendo feito e, pra quem achava que o porto nunca mais ia ser revitalizado, saiu o  Projeto Porto Maravilha, vários outros bairros estão sendo revitalizados. No geral acho as propostas da prefeitura boas, só resta saber se ficaram boas a tempo (mas isso é oooutra discussão).

Sim, mas afinal, qual é a importância desse projeto do Parque Olimpico?! É complicado mexer em equipamentos existentes, o autódromo tem sua importância, mas a área onde ele se encontra é de extrema importância para a evolução da Barra e Recreio, dois dos bairros que mais crescem no rio. Esse concurso é fundamental para o desenvolvimento urbano do local e o projeto vencedor pode solucionar muitos problemas da região. Não queremos um projeto simplesmente bonito, nem um projeto feito às pressas, queremos uma excelente solução arquitetonica, baseada em todos os levantamentos necessários, um projeto muito bem pensado. 

Então arquitetos do meu Brasil (e os de fora também), mãos a obra que a gente tem muito trabalho pela frente!

Por @ingrid_matos



Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s